A ABNT NBR 17100-1 tem como objetivos nas etapas do gerenciamento dos resíduos, maximizar a valorização dos recursos presentes nos resíduos.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), lança a Norma ABNT NBR 17100-1 – Gerenciamento de Resíduos Parte 1: Requisitos Gerais.
O lançamento oficial acontecerá no dia 14 de junho, às 19h00, em Brasília.
Gerenciamento de resíduos
O evento é presencial, mas terá transmissão simultânea no Youtube da ABNT.
As inscrições podem ser feitas através deste link.
A ABNT NBR 17100-1 tem como objetivos nas etapas do gerenciamento dos resíduos, maximizar a valorização dos recursos presentes nos resíduos e evitar danos ou riscos à saúde pública bem como ao meio ambiente; e além disso, harmonizar as informações e comunicações entre as partes interessadas.
A Parte 1 estabelece definições, bem como requisitos aplicáveis ao gerador e aos demais operadores envolvidos na cadeia de gerenciamento de resíduos, contribuindo assim para uma padronização da terminologia e tratativas aplicadas, alinhada aos princípios da sustentabilidade, da proteção ao meio ambiente e da saúde pública.
Normatização
Em 2022, a ABNT colocou abriu para consulta pública a ABNT NBR 17100.
Assim, a mesma pode contar com a contribuição da comunidade, bem como dos geradores de resíduos.
A ABNT NBR 17100-1, aborda normas e diretrizes para o gerenciamento de resíduos, desde a geração até a disposição final.
Estabelece ainda, definições claras e abrangentes, bem como requisitos aplicáveis ao gerador e aos demais operadores envolvidos na cadeia de gerenciamento de resíduos, de maneira a contribuir para uma padronização da terminologia e tratativas empregadas para o correto gerenciamento dos resíduos, alinhada aos princípios da proteção ao meio ambiente, da saúde pública, bem como de sustentabilidade.
O evento contará com a presença de diversas lideranças brasileiras envolvidas com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade do Brasil e do planeta.
Fonte: ABNT