Prefeitura inaugura usina para reciclagem de resíduos da construção civil

Prefeitura inaugura usina para reciclagem de resíduos da construção civil

Local receberá resíduos de diversas cidades; material será utilizado na recuperação de estradas rurais.

O Governo de Presidente Prudente inaugurou recentemente a Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil (RCC), que fará o processamento dos entulhos produzidos pela Prefeitura para que sejam utilizados na recuperação de estradas rurais.

O serviço está localizado ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp, com acesso pela Rodovia Júlio Budisk, Km 7. Ao todo, foram investidos R$ 584.592,82 na obra, montante proveniente do Fundo Municipal de Defesa dos Interesses Difusos (FID).

A obra, que foi executada pela Construtora Encotel-Engenharia, Construções e Locações Eireli, conta ainda com uma usina móvel de reciclagem dos RCCs, adquirida pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Ciop), que poderá ser utilizada por todos os municípios consorciados.

O prefeito Nelson Bugalho ressalta a importância social e ambiental da obra, pois vai garantir uma destinação adequada aos RCCs e, ainda, contribuir para a conservação das dezenas de quilômetros de estradas rurais que cortam a região.

“A usina móvel ficará sediada em Prudente, mas, eventualmente, poderá se deslocar aos municípios integrantes do consórcio quando houver um volume considerável de resíduos a ser triturado. Já aquelas cidades mais próximas a Prudente, como Álvares Machado e Alfredo Marcondes, poderão optar por trazer os resíduos para fazer o processamento”, explica.

Quanto aos resíduos produzidos por pequenos geradores, após reformas em casa, por exemplo, o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, esclarece que está prevista para os primeiros meses deste ano a inauguração de dois ecopontos na cidade, no Cambuci e no Jardim Sabará.

Nos ecopontos, o cidadão poderá depositar pequenas proporções de resíduos para posterior transferência à Usina de Reciclagem. “Além dos dois locais, vamos entregar mais três ecopontos devidamente licenciados, contemplando assim todas as regiões da cidade”, pontua.

Usina móvel de reciclagem poderá se deslocar para municípios conveniados.  — Foto: Guilherme Santana
Usina móvel de reciclagem poderá se deslocar para municípios conveniados. — Foto: Guilherme Santana

Resíduos processados serão utilizados para recuperação de estradas rurais.  — Foto: Guilherme Santana

Resíduos processados serão utilizados para recuperação de estradas rurais. — Foto: Guilherme Santana